Litecoin  (LTC)

Nesta página você encontrará todas as informações sobre a sétima maior criptomoeda do mercado! Tópicos como: o que é Litecoin, História do Litecoin, o que é LTC, Litecoin x Bitcoin, como comprar e vender Litecoin no Brasil, minerar Litecoin, armazenar Litecoin, Litecoin como meio de pagamento, cotação do Litecoin.

O que é Litecoin?

Lite significa leve, o que representa a ideia base da Litecoin. Ela foi criada por Charlie Lee, antigo engenheiro de software do Google e cientista da computação formado no MIT que resolveu criar uma moeda mais rápida a partir do código do Bitcoin.

Litecoin é uma moeda peer-to peer, ou seja, atua sem intermediários e permite pagamentos instantâneos com um custo próximo à zero para qualquer indivíduo no mundo.

Litecoin é uma rede de pagamentos mundial, totalmente descentralizada e sem autoridades centrais. A matemática e a criptografia mantém a rede segura. Litecoin possui confirmação de transações mais rápidas e melhor eficiência de armazenamento comparado com a moeda líder também baseada em matemática e criptografia, o Bitcoin.

O que é o Token LTC?

O Litecoin (LTC) é a sétima maior criptomoeda do mercado que visa se tornar padrão como meio de pagamento ou reserva de valor. As transações envolvendo os tokens são criptografados no blockchain Litecoin e a moeda funciona como forma de remuneração dos mineradores e unidade de valor na rede.

Litecoin x Bitcoin

Existem 3 diferenças principais entre Litecoin e Bitcoin:

Velocidade - As transações em Litecoin são mais rápidas porque o tempo de processamento de blocos é de 2,5 minutos, em oposição aos 10 minutos da rede Bitcoin.

Escassez - A rede Litecoin irá produzir 84 milhões de litecoins, o que representa quatro vezes mais unidades do que a rede Bitcoin.

Mineração - O Litecoin tem a função scrypt como forma de determinação de hashs do algoritmo. A ideia é prevenir que os mineradores em GPU, FPGA e ASIC tenham uma vantagem significativa sobre a mineração em CPU.

O Litecoin surgiu a partir do código base do Bitcoin. Outra curiosidade é que por muitas vezes, atualizações que ocorrem primeiro no Litecoin acabam por ser adicionados no Bitcoin. Um exemplo é o protocolo SegWit, que visa maximizar a capacidade da rede de processamento e o Lightining Network que busca aumentar a velocidade de transações entre moedas. Por isso, há pessoas que argumentam que o Litecoin serve de Testnet para o Bitcoin.

Como comprar e vender Litecoin no Brasil?

Comprar e vender LTC no Brasil é fácil, o mais recomendado é através de uma corretora como a FlowBTC, a correta mais avançada e segura de criptomoedas do país.

Outra maneira é comprar no mercado p2p (peer-to-peer), porém, não há nenhuma garantia que os LTC irão parar na sua conta.

Quer começar a Comprar e vender Litecoin? Abra sua conta aqui.

Como minerar Litecoin (LTC)?

Minerar Litecoin (isto é, minerar LTC) é relativamente fácil. É o mesmo algoritmo de consenso do Bitcoin (prova-de-trabalho ou PoW), em que investe-se poder computacional bruto na validação das transações. A recompensa por minerar um bloco é 25 LTC e é possível minerar Litecoin através de CPU (Processador) e de GPU (Placa de vídeo).

Como ganhar Litecoin grátis?

É possível ganhar Litecoin através de airdrops e faucets. Além de jogos online que te remuneram em LTC.

É possível também vender objetos e serviços e ser pago em LTC.

Como armazenar Litecoin e criar uma Litecoin Wallet?

Para armazenar seus Litecoin (LTC) com segurança, basta criar uma conta na FlowBTC, e transferir seus LTCs para sua carteira Litecoinem nossa plataforma. Nossos servidores ficam nos Estados Unidos, nunca saímos do ar e temos seguro para as criptomoedas sob nossa custódia.

Outra possibilidade é a criação da sua própria carteira, o mais recomendado é a Exodus ou uma hardware wallet como a Ledger.

Litecoin como meio de pagamento

Uma das maiores críticas ao Bitcoin é sua falta de efetividade para ser um meio de pagamentos. Dado a maior velocidade de transações, Litecoin vem se apresentando como uma alternativa para viável para ser uma moeda peer to peer de transações. Um exemplo foi a transação de 99 milhões de dólares que custou apenas 0.4$ em fees e durou apenas 2,5 segundos. Mais informações

Além disso, o site do Litecoin Foundation mantém os locais que aceitam a moeda

Cotação do Litecoin

Cotação do Litecoin na Flow: R$

O preço do LTC hoje é dado pela lei da oferta e demanda do mercado e pela aceitação e proliferação de projetos descentralizados que rodam em sua plataforma. Abaixo, veja o gráfico de preço do Litecoin hoje e a cotação LTC/USD (valor do LTC em dólar).

Quer Saber ainda mais? Acesse nosso e-book e veja o material mais completo sobre o que Litecoin e mais de 15 outras criptomoedas. Clique aqui